FPV e Quad Racing

Um fenómeno muito interessante que existe no meio dos quadcopters (e outras aeronaves, sobretudo multi-rotores) é o do FPV.

FPV é uma sigla que significa First Person View. Ou seja, é uma visão do voo como se estivéssemos lá, no quadcopter, na primeira pessoa. Existem essencialmente duas maneiras de ver estas imagens: com um monitor (ou num telefone ou tablet, por exemplo), ou com uns óculos especiais, que nos dão uma sensação de imersão mais completa.

fpv-monitor

Exemplo de um monitor de FPV acoplado ao emissor

 

 

fpv-goggles

Exemplos de óculos FPV

 

Um piloto de FPV comanda o quadcopter a partir das imagens que vê, transmitidas pela câmara frontal, como se estivesse efectivamente dentro do quad. A experiência é muito diferente da de pilotar o quad olhando para ele do chão, como todos nós fazemos, e transmite sensações muito fortes. Sobretudo em caso de quedas e outras peripécias.

O FPV geralmente obriga a que se tenha um setup de rádio separado do que se utiliza para comandar o quad, dedicado exclusivamente à transmissão de vídeo do quad para o ecran ou óculos do piloto, pelo que a utilização desta tecnologia torna a build algo mais complexa e tem influência no peso e, logo, na autonomia do aparelho.

Actualização: Por outro lado muitos estes rádios utilizados para transmitir o vídeo utilizam sinal analógico, o que permite que uma pessoa com uma televisão antiga (daquelas que sintonizavam ondas hertzianas, lembram-se?) possam receber esse sinal e vejam o percurso do ponto de vista do piloto.

Como não poderia deixar de acontecer com estes aparelhos, onde se juntam dois ou mais pilotos há sempre a vontade de fazer umas corridas. Inicialmente as corridas eram feitas em percursos todos eles visíveis pelos pilotos e eram já bastante interessantes, mas agora imaginem o que se consegue fazer com corridas em modo FPV…

Há na net vídeos absolutamente fabulosos de corridas deste género, e deixamos abaixo alguns exemplos. No caso de se sentirem tentados a montar uma máquina destas podem também ver o vídeo seguinte que demonstra muito por alto como um piloto conhecido monta os seus quads. É claro que para quem segue a nossa série montar um quadcopter já não é uma actividade assim tão estranha e de facto os princípios base de montagem e de vôo são exactamente iguais aos que explicamos na nossa série, mas estas máquinas são optimizadas para velocidade e para serem extremamente manobráveis e não têm nenhum dos sistemas de apoio aos pilotos inexperientes que nós descrevemos e recomendamos que utilizem nos vossos primeiros quads. Isto é muito mais à frente!

Como montar um quadcopter para corridas FPV – um vídeo da Tested (canal altamente recomendado para qualquer maker, já agora):

No vídeo seguinte conseguimos ter uma noção muito boa do que é o FPV racing (de quadcopters e de tricopters). Aqui apresenta-se um evento que acontece em França, organizado por uma associação de modelismo e de FPV racing, e é pura corrida e competição:

Numa linha menos de competição, mas mais de demonstração (e que demonstração!) temos este exemplo de FPV flying em trajectos com alguns elementos mais urbanos, utilizando um quad muito rápido e ágil e pilotado por quem sabe muito bem o que está a fazer:

Que tal, parece divertido? Nós ainda não experimentámos voar em FPV aqui nos Labs, mas vontade não nos falta!