Série 1 – Quadcopter – Montagem da Frame

Neste episódio iniciamos a montagem da frame do nosso quadcopter.

Começamos por assistir ao Luís Correia e o Nuno Correia a montar cada um dos quatro braços, juntando o suporte do motor e os trens de aterragem (com amortecedor incorporado).

O amortecedor não é particularmente eficaz, sobretudo quando o quad aterrar correctamente, mas em casos de aterragens mais… artísticas, pode ajudar a salvaguardar um pouco o material, pelo que optámos por o montar mesmo sabendo que vai adicionar algum peso ao conjunto.

Depois o Nuno Correia e o Nuno Nunes pegam nos braços já montados e unem-nos à estrutura central, colocando o QBrain (o ESC – Electronic Speed Controler) no centro da mesma.

A opção de colocar o QBrain no centro da frame prende-se com pormenores de ordem prática como o equilíbrio do quad, a protecção inerente a estar “ensanduichado” no centro e o que esta posição facilita a distribuição e gestão dos cabos de alimentação e controlo dos motores.

A alternativa clássica é a de utilizar ESCs discretos (um por cada motor), e tipicamente colocados nos próprios braços do quad. Essa opção implica ter um sistema de distribuição de potência da bateria para cada um dos ESCs individualmente, o que torna a gestão dos cabos muito mais complicada. Podem ver mais detalhes sobre esta questão neste vídeo.

O que se perde com a opção de colocar o QBrain dentro é a possibilidade de fechar os braços do quad. Essa possibilidade tornaria o quad mais fácil de arrumar e transportar mas mesmo perdendo esta funcionalidade, achamos que esta é a melhor opção.

No final deste episódio ficamos com a estrutura base completamente montada e já se consegue ter uma noção muito boa das dimensões reais do quad (embora as hélices acrescentem sempre algum tamanho).

Links para sites e artigos relevantes:

 

E não se esqueçam, sempre que se sintam um pouco perdidos podem sempre recorrer ao Glossário de termos técnicos usados ao longo de toda a série!

S01E02_-_Frame_-_Thumb
Resumo da série 1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *