Série 2 — Arcade — Planos e protótipos

Neste primeiro episódio da série dedicada a arcades de mesa, vamos falar dos planos e protótipos. Apresentando com detalhe o que nos propomos construir e sobre o material necessário para o fazer.

O Luís e o Sérgio mostram o material que tem de se comprar já feito, desde a parte electrónica, aos botões e joysticks necessários, passando pelos monitores e outros pormenores.

Os botões e joystick podem ser comprados no eBay, tendo a noção que existem vários tipos e preços. A nossa escolha privilegiou os que nos dão uma experiência mais próxima de uma arcade real e que podem encontrar facilmente no eBay usando “Jamma Arcade Button” como frase de pesquisa.

De seguida podemos ver mais em detalhe o “cérebro” que o Luís vai utilizar na sua arcade e que se trata de uma board mini-ATX de baixo consumo. A escolha desta board resumiu-se a ser a que o Luís tinha “em stock” que tinha o menor consumo e que aquecia menos.

Dado que para correr os emuladores de consola não têm requisitos muito elevados, praticamente qualquer board que ainda funcione serve.

Depois assistimos ao processo de re-desenhar os planos da arcade do Sérgio, devido à diferença entre o tamanho do monitor que ele pretende utilizar e o monitor considerado nos planos iniciais. O Sérgio e o Nuno Correia redesenham então a arcade e montam um protótipo em cartão da mesma (semelhante ao que o Luís mostrou no prólogo).

Findo este episódio estamos prontos para começar a construir a sério.

Links para sites e artigos relevantes:

  • WeeCade — os planos da arcade na qual o Sérgio se vai basear

S02E01_-_Planos_e_protótipos_-_Thumb

Resumo da série 2.