Série 2 — Arcade — Área de jogo

Neste episódio tratamos da área de jogo da arcade do Sérgio.

O Nuno e o Sérgio completam a montagem da arcade do Sérgio seguindo os planos originais da Weecade, enquanto o Luís trata da furação para os botões e joystick da sua área de jogo.

Como já é “norma” a escolha do posicionamento do joystick e dos botões na arcade do Luís segue o formato ad-hoc enquanto que o Sérgio descreve os mais variados layouts existentes e explica como chegou ao seu favorito. Estes layouts podem ser obtidos neste link, onde se pode ver em detalhe cada layout, incluindo a sua origem.

O Sérgio decidiu que os botões frontais devem ficar alinhados à direita, simplificando o acesso. Basta deslocar a mão direita dos botões da área de jogo para o painel frontal.

A forma mais simples de proceder à furação dos botões passa por usar uma broca pequena (usámos uma de 3mm) para fazer o furo “piloto”, mudando depois para a broca que vai abrir o furo final (o template do layout pode ser retirado assim que sejam feitos os furos piloto). Para o furo do joystick usamos uma broca de 16mm e para os botões uma broca de 28mm.

O Nuno Correia faz a maioria dos furos usando o berbequim vertical, depois o Luís faz os restantes furos manualmente, tanto na área de jogo como os dois do painel frontal (para este episódio só foi filmado o furo do oitavo botão da área de jogo).

Após termos feito os furos todos passamos à montagem provisória dos botões e do joystick. Para o joystick usamos os seis furos disponíveis na chapa metálica com parafusos auto-roscantes que aparafusam pela parte inferior da área de jogo.

A escolha de segurar o joystick por baixo é puramente estética e no caso de ficar danificada, podemos usar parafusos que atravessam toda a madeira. Esta foi a escolha do Luís para a sua área de jogo.

Relativamente à instalação dos botões, temos apenas que ter cuidado com a orientação pois os micro-switches e fios respectivos, não devem interferir com os restantes switches na área de jogo e também com fios ou restante material no interior da arcade.

A área de jogo deve ficar montada de forma a poder ser substituida, permitindo também o acesso para manutenção na zona inferior da arcade.

s02e07_-_area_de_jogo_-_thumb