Raspberry Pi 2

IMG_2507_cRecebemos um Raspberry Pi 2 (o nosso muito obrigado ao Celso Martinho), pelo que o Nuno Correia e o Luís Correia decidiram fazer um pequeno vídeo de desencaixotamento do mesmo.

Para quem não sabe, o Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito, criado e desenvolvido pela Fundação Raspberry Pi com o intuito de ensinar os mais jovens a programar da forma mais barata possível.

Pi2ModB1GB_-comp

O aspeto “despido” é propositado, os seus criadores não quiseram esconder o computador dentro de caixas mistério.

Quase em tom de comemoração do seu 3.º aniversário, foi lançada uma nova versão, com especial ênfase no seu novo processador a 900MHz quad-core ARM Cortex-A7 CPU, bem como a possibilidade de correr o futuro Microsoft Windows 10, tudo isto com o preço de $35!!!

O seu baixo custo tem feito o furor na comunidade maker mundial, tendo sido usado nos mais diversos tipo de projetos, tal como o nosso Point-a-Sateliteinator que levámos à primeira Lisbon Mini Maker Faire, que afinal não foi assim tão mini!

Podemos usá-lo como media center usando o Openelec”) ou o Raspbmc, como NAS (Network-Attached Storage), a sua nuvem pessoal com o Owncloud ou adicionando o Bittorrent Sync, ou ainda como emulador de diversas consolas através do projeto RetroPie (o site do criador deste projeto tem estado em baixo, mas é possivel ter acesso ao script de instalação no Github with RetroArch emulator and various cores “)), a imaginação é o limite.

Agora vejam o vídeo do desencaixotamento, porque em breve iremos dar-lhe uso! 😉