Série 1 — Quadcopter — Soldaduras e Motores

Neste episódio tratamos da soldadura de componentes da electrónica do nosso quadcopter e montamos os motores nos respectivos suportes.

AVISO: este é o artigo em que vos alertamos para o perigo de usar um ferro de soldar. Se não tiverem muito à-vontade com o assunto, visitem um hackerspace, um amigo ou mesmo uma loja de reparações de electrónica. Não podemos obviamente assumir qualquer responsabilidade por danos que possam causar à vossa pessoa, equipamento ou mesmo se a vossa casa arder.

Os componentes que escolhemos para o nosso quadcopter não têm todas as fichas necessárias para poder ser tudo ligado, o QBrain necessita da ficha XT-60 para ligar à bateria e os motores necessitam das fichas tipo “bullet” de 3.5mm.

Neste vídeo soldamos a ficha do QBrain, mas não colocámos inicialmente a manga termo-retráctil, de que nos esquecemos. Mais à frente tratamos de corrigir este aspecto.

Voltamos a avisar que o processo de soldadura das bullets não é complicado, mas podem correr o risco de se queimarem. Nós mostramos duas formas de soldar as bullets: a primeira usando uma madeira com um furo e uma segunda utilizando um suporte com pinças. Se possível usem as pinças, porque todo o processo fica muito mais simplificado.

Após termos tudo soldado, passamos à montagem do suportes dos motores na frame, tendo cuidado para não perder os parafusos minúsculos.

Se possível devemos também usar “Threadlocker“, uma espécie de verniz que mantém um parafuso preso na rosca, mas não colado de forma permanente.

No caso dos motores que escolhemos e desta frame em particular, os buracos não alinham perfeitamente, pelo que temos que encontrar uma forma que permita o aperto de forma segura. Não há nada mais irritante do que perder um motor em pleno voo.

 

Links para sites e artigos relevantes:

 

E não se esqueçam, sempre que se sintam um pouco perdidos podem sempre recorrer ao Glossário de termos técnicos usados ao longo de toda a série!

[

](/wp-content/uploads/2015/11/S01E02_-Frame-_Thumb.jpg) S01E03_-_Soldaduras_e_Motores_-_Thumb Resumo da série 1