As baterias são os componentes mais sensíveis de todo este projecto. Se não as tratarmos bem existe o risco de combustão e uma bateria LiPO a arder é quase impossível de parar até ter esgotado o seu combustível interno.
No entanto, com alguns cuidados básicos, as baterias duram bastante tempo e permitem-nos desfrutar de muitas horas de vôos divertidos (limitadas a blocos de alguns minutos, infelizmente). 🙂
Neste vídeo o Nuno Correia e o Nuno Nunes descrevem de forma não muito aprofundada o que é uma bateria de iões de lítio, quais os cuidados a ter com ela e como se deve carregar, equilibrar e descarregar as baterias.
As baterias de lítio são compostas por uma ou mais células, tipicamente ligadas em série. Ao contrário do que podemos encontrar noutro tipo de baterias, a tensão nominal das baterias de lítio varia pouco entre carga total e carga mínima. Podemos dizer que a variação vai desde os 4.1v de carga máxima até aos 3.6v de carga mínima.
Como a diferença entre a carga máxima e a carga mínima é muito pequena devemos sempre usar um avisador sonoro de carga da bateria para não termos problemas em voo, sobretudo porque uma bateria que veja a sua tensão descer abaixo do limite mínimo pode ficar danificada de modo irrecuperável.
Relativamente à carga equilibrada (balanced) das baterias, este processo requer um carregador especial, pois no caso da bateria que faz voar o nosso quadcopter, temos três células para carregar e todas têm que ter o mesmo nível de carga. O carregador trata de fazer com que cada uma das células seja carregada de forma uniforme, para garantir que todo o conjunto tenha o mesmo nível de carga.
Links para sites e artigos relevantes
- Bateria 3S1P 2200mAh 25C
- Carregador de baterias (sem transformador)
- Carregador de baterias (com transformador)
- Avisador de bateria fraca
- Bolsa retardadora de fogo
Este vídeo é referenciado no episódio:
Como sempre podem contar com o Glossário de termos técnicos usados ao longo de toda a série.
Resumo da série 1