Afinal como é que estas coisas voam?
É relativamente fácil perceber o que faz um multicopter levantar do chão, subir e descer (throttle), mas como é que o fazemos avançar ou recuar (pitch), andar para um lado ou para o outro (roll), ou girar sobre si próprio (yaw)? Neste vídeo ficarão a saber como é que se controla a posição e movimento (comumente conhecido por controlo de atitude) do nosso quadcopter.
Não vamos entrar muito a fundo nos pormenores físicos de vôo, apenas afloramos alguns temas básicos para perceberem de forma mais ou menos intuitiva o que faz o quad movimentar-se de certa forma.
Também explicamos com um pouco mais de detalhe como se utiliza o nosso rádio-comando (ou transmissor) para controlar o vôo. A explicação que damos e todos os exemplos no resto desta série vão-se referir a comandos no chamado MODO 2. Este modo é o mais utilizado hoje em dia e é o que nós utilizamos em todos os nossos comandos, mas naturalmente que quem perceber os princípios explicados neste vídeo poderá aplicar a um comando a funcionar em MODO 1 sem qualquer problema.
A diferença entre os MODOS dos comandos resume-se às funções atribuídas a cada stick: no MODO 2 (o que nós utilizamos), o stick da esquerda controla o throttle e o yaw e o stick da direita controla o pitch e o roll. No MODO 1 os sticks simplesmente trocam de posição.
Não percam a parte da explicação do porquê da importância do modo HEAD-FREE no nosso quadcopter (dica: a noção de “parte da frente” é muito relativa nestas coisas que se movimentam no espaço). 😉
Abaixo ficam links para explorar estes temas mais a fundo.
Links para sites e artigos relevantes:
- Quadcopter Flight Control na Wikipedia
- The Physics of Quadcopter Flight
- How To Chose RC Transmitter For Quadcopter — artigo com uma descrição visual dos modos do transmissor
E não se esqueçam, sempre que se sintam um pouco perdidos podem sempre recorrer ao Glossário de termos técnicos usados ao longo de toda a série!
Resumo da série 1