Série 1 — Quadcopter — Controlo de Atitude

Neste episódio o Nuno Nunes explica os princípios de vôo de um quadcopter e explica como o conseguimos controlar com o nosso comando.

Afinal como é que estas coisas voam?

É relativamente fácil perceber o que faz um multicopter levantar do chão, subir e descer (throttle), mas como é que o fazemos avançar ou recuar (pitch), andar para um lado ou para o outro (roll), ou girar sobre si próprio (yaw)? Neste vídeo ficarão a saber como é que se controla a posição e movimento (comumente conhecido por controlo de atitude) do nosso quadcopter.

Não vamos entrar muito a fundo nos pormenores físicos de vôo, apenas afloramos alguns temas básicos para perceberem de forma mais ou menos intuitiva o que faz o quad movimentar-se de certa forma.

Também explicamos com um pouco mais de detalhe como se utiliza o nosso rádio-comando (ou transmissor) para controlar o vôo. A explicação que damos e todos os exemplos no resto desta série vão-se referir a comandos no chamado MODO 2. Este modo é o mais utilizado hoje em dia e é o que nós utilizamos em todos os nossos comandos, mas naturalmente que quem perceber os princípios explicados neste vídeo poderá aplicar a um comando a funcionar em MODO 1 sem qualquer problema.

A diferença entre os MODOS dos comandos resume-se às funções atribuídas a cada stick: no MODO 2 (o que nós utilizamos), o stick da esquerda controla o throttle e o yaw e o stick da direita controla o pitch e o roll. No MODO 1 os sticks simplesmente trocam de posição.

Não percam a parte da explicação do porquê da importância do modo HEAD-FREE no nosso quadcopter (dica: a noção de “parte da frente” é muito relativa nestas coisas que se movimentam no espaço). 😉

Abaixo ficam links para explorar estes temas mais a fundo.

Links para sites e artigos relevantes:

E não se esqueçam, sempre que se sintam um pouco perdidos podem sempre recorrer ao Glossário de termos técnicos usados ao longo de toda a série!

S01VA06 - Controlo de Atitude - Thumb

Resumo da série 1