Série 1 — Quadcopter — Sentido dos motores

Neste vídeo explicamos como se determina e como se altera sentido dos motores do nosso quadcopter.

Os motores normalmente usados nos helicópteros multi-rotor são do tipo “brushless”, ou seja, motores sem escovas e que em termos mais técnicos significa que são motores trifásicos.

Por serem motores trifásicos, o sentido de rotação dos mesmos depende da ordem em que as três fases são aplicadas no motor.

Iniciamos o processo por ligar os motores ao ESC de qualquer forma. Como colocámos um pedaço de fita no veio do motor, torna-se simples de verificar em que sentido é que o motor ficou a rodar.

Como sempre, e por medida de precaução, ligar SEMPRE o comando antes de alimentar o nosso quad com a bateria.

No nosso caso, em que estamos a testar o processo com o QBrain, não referimos que temos todos os motores ligados em paralelo, com recurso a um pequeno adaptador que é fornecido com o QBrain.

Se o vosso multi-rotor usar ESC’s separados, terão que ligar cada ESC ao canal “Throttle” do receptor, de forma a que consigam ver o lado para onde o motor roda.

Reparem que ao ligar a bateria, ouvem-se uma série de apitos em sequencia. Esta sequencia é específica a cada tipo de ESC, e que pode variar bastante. Novamente, consultem o manual do vosso ESC para saber qual a sequencia que devemos esperar.

Consultando o esquema das ligações, podemos validar se o sentido é o correcto para a posição no quadcopter.

Caso o motor esteja a rodar no sentido inverso, basta escolher dois fios (quaisquer dois) e trocar. Este método inverte a ordem das fases e obriga o motor a rodar no sentido inverso.

Os mais atentos irão reparar que o motor que aparece em grande plano vibra imenso. Isto é devido ao pedaço de fita que está colado no veio, que efectivamente provoca um desiquilibrio bastante notável.

Num episódio futuro mostramos como é que se procede ao equilibrio das hélices.

 

Links para sites e artigos relevantes:

 

E não se esqueçam, sempre que se sintam um pouco perdidos podem sempre recorrer ao Glossário de termos técnicos usados ao longo de toda a série!

S01VA07_-_Sentido_dos_Motores_-_ThumbResumo da série 1