Nesta fase em que já temos tudo pronto, resta-nos ir para a rua e fazer um teste ao alcance do comando. Devemos usar um meio de comunicação qualquer, seja por telefone, sinais combinados previamente ou no nosso caso walkie-talkies. O objectivo deste teste é assegurar que temos alcance suficiente para conseguir controlar o quadcopter, mesmo quando ele estiver muito afastado de nós.
Como já vimos em vídeos anteriores, a colocação do receptor no quad afecta muito a capacidade de recepção do mesmo e por vezes o local mais desimpedido da frame pode ser um local que tenha interferências dos motores ou da restante electrónica do próprio quad, diminuindo a capacidade do receptor para receber os nossos comandos.
Sendo assim é importante antes do primeiro voo, pelo menos, fazer este simples teste. Uma pessoa afasta-se com o receptor enquanto outra pessoa mantém o quad sob observação, de preferência sem hélices montadas. Depois deve-se tentar armar e desarmar o quad. Se este procedimento for bem sucedido pode-se testar um pouco mais, armando o quad e subindo o stick do throttle um pouco.
Se fizermos este teste com uma distância igual ou superior àquela que contamos atingir durante o nosso voo, podemos ficar descansados que tudo correrá bem e que manteremos sempre o controlo da nossa máquina voadora.
Links para sites e artigos relevantes:
E não se esqueçam, sempre que se sintam um pouco perdidos podem sempre recorrer ao Glossário de termos técnicos usados ao longo de toda a série!
Resumo da série 1