Série 1 — Quadcopter — Limites do QBrain

Neste vídeo o Nuno Nunes e o Luís Correia explicam como se programam os limites do QBrain do nosso quadcopter.

Há um procedimento fundamental que passa por “casarmos” o comando com o QBrain, o controlador de velocidade do nosso quadcopter.

A razão para a necessidade deste processo tem a ver com o facto do comando ser um dispositivo analógico e com variações possíveis nos valores que são enviados.

Temos que programar o QBrain (segundo as instruções, para perceber onde fornecemos os valores de “máximo e mínimo”), por forma a que o QBrain perceba qual é o intervalo de valores que tem para trabalhar, para que possa controlar a velocidade do motor entre 0 e 100%.

O procedimento é específico de cada controlador de velocidade e devem consultar sempre o manual do mesmo.

No caso do QBrain, por ser um dispositivo com quatro ESC’s integrados, traz um pequeno adaptador que permite a programação de todos os ESC’s ao mesmo tempo.

Para começarmos com o processo é importante garantir que estamos a usar uma bateria carregada, que temos o avisador de bateria fraca ligado e que não temos as hélices montadas.

Depois ligamos o transmissor, ligamos a bateria no QBrain, esperamos que este inicialize (ouvir os apitos) e testamos se conseguimos comandar os motores, mexendo levemente no throttle.

Após termos confirmado que está tudo a funcionar como pretendido, desligamos a bateria. Movemos o stick do throttle para o máximo, ligamos a bateria e seguimos a sequencia sonora até ao momento em que temos que colocar o stick do throttle no mínimo.

Esta operação fica concluida, devendo ser testado logo de seguida o bom funcionamento do mínimo e máximo dos motores, que deve corresponder com o movimento do stick do throttle.

Se a operação parecer algo confusa nesta descrição, o vídeo torna tudo muito mais claro.

 

Links para sites e artigos relevantes:

  • Manual de instruções do QBrain

 

E não se esqueçam, sempre que se sintam um pouco perdidos podem sempre recorrer ao Glossário de termos técnicos usados ao longo de toda a série!

S01VA10_-_Limites_QBrain_-_ThumbResumo da série 1