Série 1 — Quadcopter — Comando vs MultiWii

Neste vídeo o Nuno Nunes e o Luís Correia explicam a relação Comando vs MultiWii e como se ajustam os valores entre estes dois elementos.

Existem diversos tipos de equipamentos emissores e receptores. O facto de estes equipamentos terem controlos analógicos exige que olhemos para os valores que eles transmitem para prever alguns problemas que possam ocorrer.

Neste caso mostramos dois comandos que usam duas tecnologias completamente diferentes para transmitir as posições dos sticks.

Ao ligar apenas a flightboard com o receptor ao computador, podemos visualizar que tipo de valores é que chegam ao software MultiWii.

Para analisar os valores do comando, usamos o MultiWiiConf

Mais uma vez, os valores relevantes devem estar entre 1000 e 2000 para o mínimo e máximo respectivamente. No caso do ROLL, PITCH e YAW o centro tem que estar sempre perto de 1500 (mais ou menos 10).

Se os valores do vosso comando forem bastante mais curtos (próximo dos 1500), devem alterar o ficheiro MultiWii.h e alterar as duas variáveis MINCHECK e MAXCHECK de acordo com os valores do vosso comando.

O THROTTLE é um canal especial pois não tem a sua posição normal no centro (que seria 1500), mas tem o valor mais baixo, tipicamente a rondar os 9001000.

De notar que caso mexam substancialmente no trim do THROTTLE, vão ter que ajustar os limites do ESC’s, tal como podem ver no vídeo Limites do QBrain.

 

Links para sites e artigos relevantes:

 

E não se esqueçam, sempre que se sintam um pouco perdidos podem sempre recorrer ao Glossário de termos técnicos usados ao longo de toda a série!

S01VA13_-_Comando_vs_MultiWii_-_ThumbResumo da série 1