Série 2 — Arcade — Decisões e Detalhes do Armário da Arcade do Sérgio

Neste vídeo, o Nuno e o Sérgio discutem algumas decisões e detalhes na construção da arcade do Sérgio.

Após termos cortado as laterais segundo a nossa adaptação dos planos disponibilizados no site WeeCade, resta agora tomar algumas decisões sobre como juntar as restantes partes. Há que ter em conta os ângulos da zona de jogo e painel frontal, que vão condicionar a colocação das ripas de suporte.

Para marcar o espaço ocupado pela lateral, usamos um truque que o nosso amigo Fernando Afonso nos ensinou e que passa por usar um paquímetro para “traçar” a madeira à medida pretendida. Em alternativa, o Nuno Correia mostra como se pode fazer “à moda antiga” usando apenas um lápis e o dedo.

Ainda não houve decisão sobre a porta traseira pois vamos depender da colocação ou não da mainboard na própria porta. Há que prever que a colocação das ripas internas vai condicionar a instalação dos restantes componentes internos.

Em relação à área de jogo, as ripas de suporte não irão complicar a instalação porque, apesar do Sérgio ter escolhido um conjunto completo de comandos, há espaço suficiente. Também ajuda ter o monitor instalado na horizontal.

Esta preocupação tem a ver com a dimensão não visível dos elementos mecânicos e electrónicos dos botões e do joystick, que ocupam um espaço considerável na parte de trás da área de jogo.

Outro aspecto a considerar é a retro-iluminação do painel de acrílico frontal, que referimos como “marquee”. Este painel terá uma decoração ainda a determinar mas a maior preocupação é de afastar a fonte de iluminação do painel, dado que iremos utilizar fitas de LED’s.

Nas fitas os LED’s estão espaçados mais ou menos a cada centímetro. Se colocarmos a fita muito próxima do painel, iremos ver cada um dos LED’s. Se a afastarmos ligeiramente a iluminação ficará bastante mais uniforme.

 

OOZ_Labs_-_S02E03_-_Decisoes_e_Detalhes_do_Armario_da_Arcade_do_Sergio_-_Thumb