Aqui apresentamos uma mini-série composta por 3 vídeos, sobre o tema de moldagem.

Convidámos um amigo nosso, o Ricardo Pereira, que é uma pessoa de muitos talentos e que sabe muito de processos de fabricação, em particular de moldagem.

No primeiro vídeo mencionamos algumas das comunidades a que o Ricardo pertence e que se enquadram mais nesta área, nomeadamente:

 

Nesta mini-série vamos fazer moldes de silicone, para fazer gelo com a forma de bonecos; vamos fazer moldes dos nossos dedos com um alginato; e depois vamos utilizar esses moldes para fazer uma réplica desses dedos em resina de poliuretano.

Os processos que demonstramos são relativamente simples de seguir, mas é sempre necessária a ajuda e acompanhamento de um adulto porque algumas partes (em especial a utilização da resina) podem ser um pouco complicadas e até perigosas.

Se quiserem experimentar alguma destas técnicas e tiverem dúvidas falem connosco ou com o Ricardo (designer@ricardopereira.org) e faremos os possíveis para vos ajudar.

 

Finalmente queremos agradecer à HB Química por ter feito a gentileza de nos ter oferecido os químicos utilizados nestes vídeos. E lembrem-se, se forem lá comprar alguma coisa e falarem com o senhor Henrique Barros, digam que foi o menino Ricardo que vos enviou. 🙂

 

Esta série é composta pelos seguintes episódios:

Convidado Especial — Ricardo Pereira

Nascido em 1982 no Porto, o Ricardo formou-se em Design Industrial em 2007 na Faculdade Lusíada da Universidade do Porto. Durante o curso ensinou software multimedia numa escola privada. Depois de terminar o curso trabalhou como _freelancer_ a fazer renderings para a área da construção e entrou no INEGI — Instituto de Engenharia Mecânica — com responsabilidades na produção de moldes e protótipos rígidos e flexíveis. Durante esse período de três anos apurou os seus conhecimentos na área das próteses e ferramentas da industria médica e também nas ferramentas necessárias para criar modelos e peças em ligas de titânio. []