Apresentação do projecto SparroWatch

O SparroWatch é uma rede de sensores sem fios para salvar as nossas florestas, construída pelo OOZ Labs e será apresentada na Maker Faire Lisboa.

São ninhos de pássaros completamente autónomos, capazes de comunicar entre si e alimentados por paineis de energia solar. Os sensores de temperatura e de humidade apresentam os dados num site onde as equipas de protecção florestal podem agir para prevenir os fogos ou detectar incêndios em curso com uma margem de erro de alguns metros. A tecnologia utilizada já existe e está disponível a qualquer pessoa que queira construir já o seu Sparrow Nest.

Estes ninhos estão interligados numa rede em malha, sendo que um ou mais nós desta rede em malha estarão ao alcance de um ponto de acesso que permite o envio de todos os dados recolhidos para um serviço na nuvem (cloud computing).

O uso desta tecnologia era possivel sem a utilização de ninhos, porém os ninhos têm a vantagem de apoiar a nidificação e observação de animais.

A análise dos dados recolhidos é efectuada em tempo quase-real por um sistema informático ainda em desenvolvimento que tratará de processar os dados de forma a poder enviar avisos de potenciais situações de perigo às entidades responsáveis.

Durante a feira teremos um dashboard que mostra valores dos diversos ninhos espalhados pelo recinto da Maker Faire Lisboa 2016. Já temos software disponível no nosso repositório no Github, e continuamos a desenvolver a solução.

Podem obter aqui o Press Release do projecto, amavelmente preparado pela Daniela Azevedo.

Juntamos fotos de alguns protótipos dos ninhos que irão estar presentes na feira.

 

Casinha com dois painéis solares

IMG_20160528_180348585

IMG_2378a