Série 1 — Quadcopter — Epílogo

Chegamos ao epílogo da nossa primeira série, onde finalmente fazemos o voo inaugural do nosso quadcopter.

Antes de fazermos o voo propriamente dito, há que montar as hélices no nosso quadcopter, tendo em atenção o sentido das mesmas, tal como já tinha sido explicado num vídeo anterior. Procedemos ao pre-flight check e vamos voar.

Depois conversamos com o nosso convidado especial Luís Sismeiro, onde fazemos uma retrospectiva de todos os passos desta série e do que correu bem ou mal.

De facto, o nosso quad está ao mesmo nível do quad que o Luís montou há dois anos atrás. Ele necessita de algumas ligeiras alterações e afinações, tais como o equilibrio das hélices e a afinação do parâmetro EXPO do comando, efectuado com o MultiWiiConf.

A câmara que o Luís Sismeiro tem montada no quadcopter dele é uma SJ4000.

Como tudo correu muito bem no voo inaugural resolvemos ir voar novamente, de forma completamente adhoc, mas desta vez montámos a nossa GoPro no quadcopter com braçadeiras (zip ties plásticas), de forma a tentar obter filmagens mais engraçadas.

Claro que a inexperiência do piloto e o facto de não se conseguir ver bem o lado da frente do quadcopter fez com que se perdesse a referência do sentido de voo e, completamente perdido, resolvemos baixar o throttle para ver se o quad não causava danos a ninguém.

Inevitavelmente tivemos o nosso primeiro crash. Os danos foram mínimos, com apenas duas hélices partidas. Sorte de principiante fez com que o quadcopter ficasse pendurado numa árvore, mas felizmente num ramo baixo o que permitiu a sua recolha sem problemas.

Terminado o voo, aconselhamos que registem num livro de registos (logbook) a duração do mesmo, baterias usadas, eventos inesperados, para manter um historial do quadcopter que possibilite a sua análise posterior e o registo da sua (e nossa, enquanto pilotos) evolução.

De seguida fazemos um resumo da série onde explicamos alguns dos passos e decisões que tomámos de forma a ter a certeza que o quadcopter conseguiria voar sem qualquer problema de maior.

Tendo concluído esta série, esperamos os vossos comentários e sugestões para outro tipo de montagens. Nós estamos já a preparar uma nova série sobre outro tema completamente diferente deste mas queremos sugestões para séries futuras.

E não se esqueçam, sempre que se sintam um pouco perdidos podem sempre recorrer ao Glossário de termos técnicos usados ao longo de toda a série!

S01E08_-_Epílogo_-_Thumb

Resumo da série 1